quarta-feira, 16 de setembro de 2009

"Nos conte mais sobre você" ---> by Cabelo

E com vocês uma entrevista com a nossa grande amiga Ciça Fernandes...

Ciça, a quanto tempo você esta em contato com essa arte e nos conte um pouco de como começou essa paixão?

É até engraçado. Quando as câmeras digitais começaram a ficar mais "famosas", várias amigas minhas tinham, menos eu.
Era uma época em que todo mundo se amava [rs], cada um tirava foto se si, bem no estilo eu me amo mesmo, ou então ao lado de uma amiga.
Estava entrando na adolescência, e achava aquilo o máximo.
Até que um dia eu ganhei um câmera digital. E adivinhem, entrei na moda do "eu me amo" [rs]... tirava várias fotos minhas.
Só que eu me achava (acho) feia. Aí, decidi ir fotografando minhas viagens, as paisagens que foram me marcando... e até pessoas, mas tudo bem espontâneo, nada de poses "eu sou o bom, eu sou gostoso, eu me amo", etc. Tudo da minha maneira. De um jeito discreto.
Acabou que eu fui gostando, ganhei até outra câmera melhor.
Mas ainda sou uma iniciante nesse mundo da fotografia, estou apenas há cerca de um ano nisso.

Você compartilha esse gosto pela fotografia com mais pessoas? Conte como conheceu essas pessoas e mensione as mais próximas.

Sim, claro. Comecei com a minha família. Minhas fotos começaram a chamar a atenção do meu pai (por isso ele me deu outra câmera melhor).
Depois que resolvi selecionar algumas fotos para criar o meu primeiro álbum de fotografias no orkut, entrei em comunidades relacionadas a encontros fotográficos, dicas de fotografia, programas p/ editar fotos, etc.
Estou aprendendo aos poucos.
Nas comunidades, conheci mutia gente bacana. Os encontros são realmente o máximo!
Cada grupo que vai a determinado lugar tem cerca de 30 pessoas, prq nem sempre dá p/ todo mundo ir. Mas é muito divertido. Fora que tem gente de todas idades, novatos e profissionais, e todo mundo se ajuda, dá dica, carona [rs]. Sempre aprendo alguma coisa em cada encontro.
Algumas pessoas que conheci no ramo da fotografia que são importantes p/ mim são: Mari Teixeira (dona da comunidade "Encontros Fotográficos - RJ"); que me convidou para entrar no grupo dos encontros, Téo; um senhor super simpático e professor de fotografia abstrata (aprendi muito com ele. Ele tem a mesma câmera que eu.), Raul Coimbra; fotógrafo de Brasília muito gente boa, Gabriel Velloso;Ana Paula;Lúcia (dona da comunidade "Encontros Fotográficos - Niterói");Will;Fabio;Sergio Cardoso;Bruno Fidel;Alexandre Gaudêncio;Juan;Bruno Fernando;Olívia; todos esses participaram de, no mínimo, um encontro em que eu fui, me ensinaram muito e me ingressaram ao grupo. Luiz Bitencourt, não poderia faltar. Meu namorado, que conheci por acaso no primeiro encontro fotográfico que fui e tem uma câmera igual a minha (também é iniciante). Me apoiou muito, elogiou e criticou algumas fotos, o que foi muito importante para mim.
Além dessas pessoas, tem também os amigos virtuais, gente que só conheço por internet, mas que me dão o maior apoio, mesmo alguns morando longe (São Paulo, Paraná, Minas Gerais). São pessoas com quem eu criei um carinho. São sinceras comigo, elogiam e criticam (afinal, críticas nos fortalecem.)

Como foi o processo de aprendizagem, tanto prática quanto acadêmica?

Infelizmente, ainda não fiz nenhum curso de fotografia. Tudo que eu sei foi através de pesquisas na internet, amigos que deram dicas manuais e de muito fuxicar na câmera [rs]. Mas o processo tem sido legal.

Você tem alguma mania estranha ou um ritual antes das seções fotográficas?

Muita ansiedade é uma mania estranha? [rs] (Blog responde: Não, diriamos que considerando que todo artista fica ansioso antes de criar é extremamente normal... a não ser que por conta da ansiedade você fale sozinha ou bata com a cabeça na parede [rs] brincadeira Ciça...)

Já aconteceu algum tipo de acidente ou algo engraçado em algum lugar em que você estivesse fotografando?

Acidente não. Não sei se isso é bom ou ruim.
Mas coisas engraçadas sempre aparecem, ainda mais quando se está num grupo com pessoas engraçadas. Caretas, quedas, poses... sempre tem um click que acaba saindo engraçado.

Quais as influências ou inspirações que você tem?

As influências são poucas, gosto do meu estilo de fotografar. Não gosto de copiar os outros.
Algumas inspirações surgem ao lembrar de alguma foto que vi na internet parecida com o que estou fotografando ou ao lembrar se uma pose que alguém usou para tentar tirar uma foto (que às vezes é complicado, a gente fica torto [rs]).

Você conta com o apoio de alguém(amigo, namorado, fan) no seu trabalho?

Professores, família, namorado (e família dele), amigos e até uns "fãs" que surgem me dão apoio. Dizem que eu tenho talento.

Você tem algum projeto futuro que gostaria de divulgar?

Quero participar de um varal fotográfico ainda. Além disso, tenho o sonho de montar ou participar de uma exposição.

Agora você confere algumas das fotografias da Ciça...



...gostou??? então acesse o Blog da Ciça (Clicando aqui) !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário